Sua saúde mental está em dia?

De acordo com a Revista VOCÊ RH, o ano de 2020 foi considerado como o ano da Saúde Mental. Sete em cada dez brasileiros estão com medo acima do normal devido a pandemia de Covid-19. Essa vulnerabilidade acelerou uma tendência nas organizações: cuidar do psicológico dos funcionários.

Bem antes de se falar em Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia citado que entre 2005 e 2020 os casos da doença mais incapacitante do mundo, a depressão, seriam aumentados significativamente. Todo mundo já passou por situações estressantes em seu trabalho, mas poucos sabem que essas pressões do dia a dia no ambiente corporativo podem estar diretamente ligadas ao desenvolvimento desse transtorno psicológico. Sabemos que para se ter qualidade de vida no trabalho precisamos estar em dia com as nossas questões físicas, mentais, espirituais e sociais. Assim, a pandemia veio nos mostrar mais de perto o quanto devemos nos preocupar com nossa saúde. Lembrando que saúde, também de acordo com a OMS é “um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença e/ou enfermidade”. Foi acrescentado nesse conceito também, o termo espiritual, remetendo a questões como significado e sentido da vida.

Marcia Di Domenico, jornalista da revista citada, relata que “o bem-estar psicológico do indivíduo foi incluído pela primeira vez no relatório que trata dos fatores de risco à economia global do Fórum Econômico Mundial de 2019, em Davos (Suíça)”. Ainda de acordo com esse documento e com as citações da jornalista, o que vai determinar o crescimento de uma economia baseada no conhecimento, como a do século 21, será a capacidade das organizações de construir ambientes de trabalho acolhedores e seguros, psicologicamente.

“O capital humano é o ativo mais importante das empresas. Profissionais que se sentem cuidados são mais presentes, engajados, criativos, se relacionam melhor e cometem menos erros”, afirma Ana Maria Rossi, doutora em psicologia e presidente da International Stress Management Association (ISMA – BR).

Vamos olhar nossos colaboradores com mais empatia, vamos ter um relacionamento mais acolhedor, vamos conscientizá-los e orientá-los a práticas mais saudáveis de vida, propiciando ambientes de trabalho que os estimulem a cuidarem mais de si, pois só assim conseguiremos manter uma equipe mais coesa e produtiva. Cuide de seus colaboradores que eles cuidarão de sua empresa.