Prospecção de clientes durante a Pandemia

Prospecção de clientes é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, apesar de não existir uma fórmula mágica, o planejamento e foco são as ferramentas indispensáveis nesse processo.

O ponto mais importante da prospecção de clientes é a possibilidade de segmentar o seu público. Já que, é a partir dessa segmentação que você pode estruturar todo o seu processo de vendas e alcançar os objetivos da sua organização a longo prazo.

Porém se prospectar clientes já era um desafio antes da pandemia, agora diante de uma crise causada pelo coronavírus esse processo parece ter se tornando ainda mais complicado, não é mesmo.

Mas nem tudo está perdido, é possível reverter esse quadro e continuar atraindo novos clientes para o seu negócio.

Alguns fatores são essenciais para a realização de uma boa prospecção de clientes, confira algumas dicas que separamos:

  1. Conheça o seu mercado: Procure se informar sobre o seu nicho de atuação e, especialmente, sobre o perfil do público-alvo do seu segmento. Assim, você conseguirá agir de forma correta na hora em que for abordar novos clientes.
  2. Tenha calma e não espere resultados muito rápidos: Geralmente há mais de um decisor na aquisição de um produto. Portanto, não espere resultados rápidos durante a prospecção, o processo pode levar semanas a meses. Diminua a sua expectativa e trabalhe com calma em cada abordagem.
  3. Ofereça soluções e não produtos: entenda as necessidades dos seus clientes. Descubra aquilo que eles querem resolver e, então, mostre como sua empresa pode solucionar isso.
  4. Utilize as ferramentas à sua disposição: foi-se o tempo que a prospecção de clientes se limitava apenas em ligações, a tecnologia nos trouxe várias ferramentas que podem ser utilizadas a favor do seu negócio.
  5. Os e-mails-marketing, por exemplo, são uma maneira simples e bastante pessoal de estabelecer contato. Mas para que sua estratégia de e-mail seja realmente eficiente, vale tomar alguns cuidados, ao invés de e-mails muito longos e sem personalidade, invista em conteúdo mais simples, calorosos e que sejam fáceis de serem respondidos pelo celular.
  6. Peça indicações para clientes atuais: Você tem uma carteira volumosa, com clientes antigos e satisfeitos? Peça a eles indicações de nomes com quem você possa entrar em contato. Aliás, peça a esses clientes satisfeitos que façam depoimentos e deixe isso registrado em seu site.
  7. Tenha postura: Seja sempre educado e demonstre respeito e empatia pela pessoa e pela empresa.
  8. Não há interesse? Descubra o porquê: Questionar a falta de interesse te ajuda a entender o mercado, a melhorar o seu produto e a tomar decisões baseadas em fatos em vez de achismos.
  9. Trace metas e objetivos: Defina metas semanais, mensais, trimestrais e anuais.
  10. Tenha uma estratégia de marketing bem definida: por último, mas não menos importante, é essencial que você tenha uma estratégia de marketing bem definida para evitar que a pandemia impacte o processo de prospecção em seu negócio.


E aí, vamos colocar tudo em prática?

Agora que você já conhece algumas dicas de como prospectar clientes durante a pandemia, ficou mais fácil colocar em prática as ações ai na sua empresa.

A conquista de novos clientes se deve a uma boa prospecção. Evitar a perda de tempo na caça dos clientes só poderá render bons frutos, então é preciso ser eficiente. Converter um potencial cliente em um cliente é uma conquista que somente quem encara a prospecção de clientes com seriedade, responsabilidade e organização consegue ter.
Também é preciso ter em mente que a venda começa muito antes da compra do serviço ou produto, e vai muito além do fechamento.

E visto que toda empresa deseja se manter ativa no mercado, aumentando seu faturamento e carteira de clientes, saber como atrair clientes é fundamental.