Pesquisa de mercado, como fazer isso e sua importância

Não importa o tamanho do seu negócio, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial desde pequenas empresas até grandes multinacionais, seu principal objetivo é mapear o segmento e o público alvo. As informações coletadas nos possibilitam através de um planejamento estratégico identificar as oportunidades, auxiliar na tomada de decisão e ajudar a reduzir os riscos para o seu negócio.

Neste momento de pandemia, tudo é muito incerto, o “novo normal” ainda traz muitas dúvidas, estudos mostram que o comportamento e hábitos dos consumidores mudaram, eles estão mais cautelosos durante as compras.

Segundo especialistas, as necessidades de consumo não desaparecem e podem até aumentar, mas durante uma pandemia o comportamento do consumidor pode variar.

Então além de adaptar o seu negócio com medidas de prevenção ao vírus, também é fundamental analisar o novo perfil de seus consumidores, mais do que nunca a pesquisa de mercado é o melhor caminho, neste mundo de mudanças não dá para arriscar e seguir no escuro.

Ela é uma ferramenta bastante utilizada no momento de definição de estratégias de negócios e muito usada no marketing. As informações tidas servem para realização de melhores caminhos a serem seguidos, e para que seja tomada a melhor decisão.

O que é pesquisa de mercado?

A Pesquisa de Mercado é a coleta de dados e informações, com o propósito de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa ou de seus produtos e serviços. Dependendo do propósito da pesquisa, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, ou projetos mais complexos, que envolvem profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

  • Medir a satisfação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos.
  • Avaliar a qualidade e o desempenho dos produtos ou serviços, testar a recepção do público, capacidade de absorção do mercado.
  • Detectar novas tendências de mercado.
  • Teste de conceito de produtos, etc.


Quem é o público-alvo da pesquisa?

Para quem a pesquisa é destinada: Consumidores? Fornecedores? Concorrentes?

O objetivo da análise de mercado é entender as dinâmicas do mercado. Identificar os fatores-chaves de sucesso que estão em surgimento, as tendências, ameaças e oportunidades, assim, como as incertezas estratégicas que podem orientar a coleta de informação e sua análise. A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado.

Com a pesquisa concluída, a empresa deve cuidadosamente avaliar suas oportunidades e decidir em que mercado entrar.

A importância da Pesquisa de Mercado para sua empresa

Imagine um cenário onde sua empresa está passando por uma crise, não só financeira, ou que chegou a hora de expandir os negócios. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entender melhor o cenário:

As vendas estão em baixa? Um problema no produto? No atendimento, ou uma crise de imagem da marca?

Tudo isso são pontos muito importantes para realização de uma pesquisa de mercado assertiva. A Pesquisa de Mercado vai oferecer ao cliente, dados e informações para que se possa analisar o contexto, e encontrar o caminho certo nessas e em outras diversas situações.

Como fazer uma Pesquisa de Mercado?

Tudo depende da complexidade de um projeto, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisar, e envolver especialistas de diferentes áreas de conhecimento, como antropologia ou estatística. A maioria dos problemas de pesquisa podem ser resolvidos com projetos mais simples. As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Os tipos de pesquisa variam de acordo com a necessidade do cliente, e com o perfil das pessoas que serão entrevistadas. Vale destacar importantes pontos principais de pesquisa que uma empresa pode fazer:

  • Pesquisa de satisfação do cliente: Medir a satisfação do cliente é crucial para quem busca a excelência. Sabendo que seus clientes estão satisfeitos, é possível diminuir erros, e encontrar melhorias, e otimizar progresso.
  • Pesquisa de hábitos de consumo: Conhecer seus consumidores, saber quais são seus hábitos e suas preferências é essencial para que você possa criar ações e estratégias de interesse ao seu público. Hoje as redes sociais tomam conta de grande parte dos consumidores, e é muito importante a criação de estratégia de social media.
  • Pesquisa de Imagem da marca: O trabalho de branding consiste em fazer a gestão da marca para que ela seja reconhecida, valorizada e associada aos tributos que mais importam. Desde a identidade visual, até a forma como o cliente é recebido em seu estabelecimento, passando pela comunicação e todos os outros aspectos que envolvem a marca.


Toda pesquisa nasce de alguma necessidade, ou dificuldade que precise de uma solução rápida e eficaz. A criação de um questionário é a uma etapa que requer muita atenção. É preciso que as perguntas sejam elaboradas de acordo com a necessidade do cliente, e com clareza para quem respondê-las. Para obter excelência nas respostas, é preciso ter um público alvo para o êxito.

Não importa o tamanho do seu negócio, acredite no seu potencial.