Consultoria Financeira Administrativa
Liderança e Gestão de Pessoas
Liderança e Gestão de Pessoas são dois conceitos distintos, mas que devem andar de mãos dadas para contribuírem com desenvolvimento de times e crescimento do negócio.
As relações humanas demandam uma atenção especial nas empresas, e por este motivo, desenvolver uma liderança para realizar uma gestão eficiente, é fundamental.
Qual a diferença entre Liderança e Gestão de Pessoas?
Antes de entrarmos a fundo para saber qual é o papel do líder na gestão de pessoas, é preciso esclarecer a diferença entre estes termos.
Tanto a liderança quanto a gestão de pessoas dizem respeito à capacidade de liderar, motivar e gerenciar equipes para alcançar resultados. Mas, como dissemos acima, apesar de andarem juntos, estes termos também possuem sentidos individuais.
A liderança atua com foco nas equipes, em potencializar seus talentos e entender suas aspirações e necessidades. A gestão de pessoas atua de maneira mais ampla, pensando nos recursos humanos de maneira geral.
A diferença é sutil, mas os conceitos, além de complementares, são igualmente importantes para um negócio, afinal, o líder não só está inserido nas estratégias de gestão de pessoas, como também contribui para o desenvolvimento de todo o time.
E então, qual é o papel do líder na gestão de pessoas?
Além de gerenciar processos e demandas, é papel da boa liderança prezar pelo bem estar e engajamento dos colaboradores, trazendo inspiração para que sempre busquem os melhores resultados.
Para que isto aconteça, este relacionamento é construído à base de confiança, respeito e colaboração no trabalho. Um líder inteligente sabe que o maior bem de uma empresa são as pessoas e por esta razão, é sua a responsabilidade de alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa.
Como resultado, espera-se que a equipe consiga desenvolver um maior senso de pertencimento.
Desenvolvimento de líderes para gestão de pessoas
A maneira mais eficiente para desenvolver bons líderes é promovendo treinamentos de liderança que tenham abordagem focada em gestão de pessoas.
Em treinamentos como este, é possível não só desenvolver competências estratégicas, habilidades técnicas e comportamentais de cada líder, como também criar cenários que prevejam dificuldades e ofereçam soluções e orientações para a equipe.
De maneira geral, o time sempre espera que a liderança tenha as respostas e os oriente no melhor caminho. Na prática, sem o preparo adequado, o líder pode se perder em meio às dificuldades, comprometendo os resultados por não saber como lidar com pessoas.
Portanto, um líder sempre deve estar em movimento e priorizar um ambiente de trabalho edificante e o bem-estar de seus colaboradores.