Gestão Contábil

Com o crescimento do empreendedorismo e de novas formas de mercado, cada vez mais os profissionais e empresas buscam pelas vantagens oferecidas pela contabilidade. Seu objetivo é registrar as variações patrimoniais e auxiliar na organização das finanças empresariais, de forma quantitativa e qualitativa.

A contabilidade gerencial funciona como uma ferramenta que auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento de lucratividade e planejamento estratégico. Também fornece informações úteis a investidores, órgãos governamentais, credores, dentre outros.

A Contabilidade Gerencial passou a ter uma atenção especial perante os profissionais contábeis ao mesmo tempo em que a necessidade de tratar os custos de diferentes formas para tomada de decisões foi detectada, já que as empresas buscavam redução dos custos e o aumento da lucratividade.

Assim, esse ramo da contabilidade está voltado para fins internos, direcionado ao planejamento, controle, avaliação e tomada de decisões.

Esta ferramenta está direcionada para a Administração da Empresa procurando suprir as informações que se encaixem de uma maneira efetiva no modelo decisório do administrador.

O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial.