Fidelização de Clientes, Por que é importante?

Já falamos sobre a prospecção de clientes, e de como esse processo pode ser demorado e trabalhoso. Agora é a hora de falar como fidelizar esses clientes, nesse momento precisamos mais do que simplesmente fechar a venda, é fundamental encanta-los, se não todo aquele trabalho inicial vai por água a baixo.

O ponto principal para conquistar a confiança do cliente vai além da obrigação de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso superar as expectativas, gerar um relacionamento e comunicação transparente, ele precisa se sentir importante, e ser lembrado.

Uma dica inicial é conhecer o máximo possível sobre o seu cliente, para poder atender todas as suas demandas assim surpreendendo-os. A internet é uma grande aliada para buscar as informações sobre o perfil e as necessidades de cada um, sem incomoda-los.

Mas porque fidelizar clientes?

A satisfação do cliente não está ligada apenas no produto ou serviço oferecido, todo o processo da compra conta, passa pelo atendimento, pela entrega, e principalmente pelo pós-venda, dar o suporte necessário que ele precisa gera confiança. Porém um cliente satisfeito é apenas um dos passos para se tornar fiel à sua marca, sendo assim ele voltara a comprar de novo com você.

A fidelização de um cliente reduz gastos e energia com divulgação e propagandas, este cliente não precisa de um anuncio para te procurar, e o melhor ele ainda te indica para outras pessoas passando toda a segurança que ele tem comprando de você. As Indicações são grandes influenciadoras nas decisões de compra.

Sem contar que as boas experiências em relação à marca podem ser compartilhadas nas redes sociais, e esses depoimentos acabam gerando mais identificação para possíveis clientes.

Qual o caminho para fidelizar o cliente?

É preciso ter planejamento, focado no relacionamento com cada cliente, com a estratégia de oferecer muito mais do que um produto ou serviço, levar uma experiência memorável e satisfatória.

O primeiro passo é avaliar como é o seu atendimento, avaliar o nível de satisfação de seus clientes, e o principal quantos voltaram a comprar com você?

Se você chegar à conclusão que o número de clientes que fizeram a primeira compra e nunca mais procurou a sua empresa for baixo, algo está errado, é preciso identificar o porquê, se foi o produto ou se foi o atendimento. Um cliente insatisfeito não só deixa de comprar como também espalha a sua experiência ruim para outras pessoas.

Para te auxiliar no processo de fidelização de clientes, separamos algumas dicas para serem colocadas em prática:

  • Ofereça um atendimento exclusivo e personalizado, para cada perfil de cliente;
  • Crie uma pesquisa de satisfação e avaliação de compra;
  • Avalie cada pesquisa e acerte o que estiver errado;
  • Sempre envie uma mensagem de agradecimento pela compra;
  • Esteja sempre à disposição para tirar eventuais dúvidas que possa surgir;
  • Ofereça desconto para a próxima compra;
  • Crie um programa de fidelidade;
  • Tenha um pós-venda efetivo;
  • Adote uma politica de trocas e devoluções dentro do manual de defesa do consumidor;
  • Mantenha o contato e interação com o cliente;
  • Ofereça sempre novidades.


A fidelização de clientes não é uma tarefa simples, mas essa é uma estratégia fundamental e lucrativa para a sua empresa, tanto agora quanto para o futuro. Coloque em prática as nossas dicas, ofereça experiências fantásticas aos seus clientes e eles continuarão comprando de você. Fidelizar clientes sempre é um bom negócio!