Delivery e Vendas pelo WhatsApp, como fazê-lo?

A entrega a domicílio pode ser uma boa estratégia para sobreviver em meio a paralização por conta do COVID-19.

O sistema delivery vem ganhando espaço por ser uma opção para conquistar quem busca comodidade e praticidade, atendendo à expectativa dos consumidores com qualidade, segurança e conforto, no local mais conveniente no momento. Mas para ter um delivery de sucesso, o empreendedor deve se preparar, tendo sempre como objetivo a melhor experiência de compra, com produtos de qualidade, entrega rápida e excelência no atendimento.

Dicas para montar um delivery de sucesso

  1. Planeje antes de iniciar o negócio, o empreendedor precisa analisar o mercado potencial para identificar oportunidades. É preciso também fazer uma análise do público consumidor, a área de abrangência da entrega e a forma de atuação. Ou seja, se os pedidos serão recebidos por telefone, aplicativos ou internet. Analise também quais produtos farão parte do cardápio de entrega, investimentos necessários, previsão de vendas e formas de divulgação, além de seu processo produtivo, entre outros.
  2. Garanta a segurança da produção à entrega. O ramo de alimentação exige muitos cuidados com higiene e qualidade. O empreendedor deve sempre garantir um alimento seguro, além de ter atenção ao acondicionamento, a apresentação e ao transporte, para que o produto mantenha suas características e sabor.
  3. Insista em um bom atendimento. Portanto, o processo crítico no delivery tem de ser bom e rápido. Deve-se informar especificações do produto, preços, condições de pagamento, prazo de entrega etc. O cadastro de clientes é fundamental. No primeiro contato, deve-se registrar dados como nome,endereço e telefone. Assim, será possível identificá-lo rapidamente na próxima compra.

 

Vendas pelo WhatsApp

 

  • Acompanhe constantemente o processo produtivo. Desta forma, o empreendedor deve buscar qualidade e economia, além de eficiência na produção para prevenir perdas, desperdícios e garantir a entrega rápida.
  • Entregue de maneira ágil, eficiente e higiênico, para que dessa maneira o produto chegue com suas características preservadas. Essa etapa está diretamente ligada à satisfação do cliente e o empreendedor pode optar por terceirizar ou contratar equipe própria de entrega. Para isso, deve-se analisar custos, legislações e identificar o modelo que melhor atende a sua necessidade.
  • Um dos grandes desafios é se destacar no mercado com tantas ofertas de varejo delivery. Para isso, é preciso comunicação efetiva com o público-alvo, o que inclui desde ações de divulgação tracionais, redes sociais, até aplicativos específicos para o segmento.
  • Use mídias sociais como Facebook e Instagram. O sistema delivery ganha espaço por ser uma opção para quem busca comodidade e praticidade.


O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017. Dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas pelo WhatsApp.

Com tanta gente usando o app e fazendo isso das mais variadas formas, por que deixar passar a oportunidade? Só não dá para fazer isso de forma amadora, sem planejamento.

Então, separamos algumas dicas para auxiliar no uso dessa ferramenta:

1. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.

Possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais, com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa.

Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.

Além disso, você conta com uma interface diferente, incluindo sugestões de mensagens automáticas como resposta, algo como “Olá! Como posso ajudar?”.

2. Não se esqueça de pedir a autorização dos seus clientes

Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Jamais envie mensagem não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.

Essa tática tende a ser um tiro no pé, no mínimo, são grandes as chances de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno algum. Já na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais, o que seria péssimo para a sua reputação empresarial.

Por esse motivo, comprar listas de números é uma péssima ideia.

Afinal, ela virá recheada de contatos que não autorizaram as suas mensagens.

3. Organize seus clientes

Você não conseguirá realizar vendas pelo WhatsApp sem organização. Imagine uma extensa lista de contatos, talvez com 100, quem sabe 500 diferentes nomes e números.

Achar o contato que gostaria nessa confusão vai ser como uma agulha no palheiro, sem dúvidas. Uma boa prática é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio, isso ajuda a agrupar, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente.

Seja qual for a sua estratégia de organização, o mais importante é que possa criar um sistema que facilite o seu trabalho, além de não deixar nenhum cliente esperando resposta.

4. Utilize listas de transmissão e não grupos

Criar um grupo no WhatsApp é algo que só interessaria a você, não aos clientes, logo, não é uma boa estratégia.

Como você deve saber, um grupo reúne usuários interessados em um determinado assunto, possibilitando a troca de conteúdo entre eles justamente sobre o tema em questão. Não é algo que se aplica a uma empresa, portanto. A não ser que seja para reunir usuários com queixas sobre o seu negócio – e não é isso que você deseja, certo?

Então, o que fazer quando você precisa enviar uma mesma mensagem a vários usuários? Encaminhar um a um? Certamente, não. Além de trabalhoso, ainda informa que o conteúdo foi encaminhado e não personalizado para aquele cliente.

A dica é usar listas de transmissão. É bem fácil: você criar a lista seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar. Serve, por exemplo, para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções.

Importante: ao usar a lista, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual. Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

5. Crie um cronograma de mensagens

Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios. Haverá aqueles que sequer conheciam a sua empresa até pouco tempo. Outros que ouviram o seu nome como indicação de amigos e que estão prontos para também comprar.

E também consumidores fiéis, que mantêm contato frequente com você e estão sempre prontos para uma nova compra. Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio. E, como tal, merece uma abordagem específica.

Significa dizer que você não pode simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio. Então, de forma bastante prática, tenha um cronograma de mensagens.

Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil. Acertar nesse aspecto aumenta muito a chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.

6. Ofereça conteúdo

Você não está proibido de enviar propaganda pelo WhatsApp, bem pelo contrário. Só não restrinja a sua estratégia a isso.

Cada vez mais, a oferta de conteúdo substitui com vantagens a abordagem ostensiva de vendas. Isso quer dizer que bancar o vendedor convencional, que foca na negociação a todo custo, tem pouca chance de dar bons resultados.

O envio de dicas relacionadas aos itens que vende pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo. Se você vende roupas, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas rápidas para dobrar e guardar sem amassar.

Faça isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes. Ainda que seja apenas uma mensagem encaminhada, se ela tiver valor ao usuário, você ganha alguns pontinhos com ele.

Na hora de fechar negócio, talvez seja decisivo para que ele escolha você e não o concorrente.

7. Utilize o WhatsApp Web

Por melhor que seja a sua habilidade de digitação no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web. Esse é um serviço que possibilita a você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador, fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

8. Construa sua audiência via Instagram e Facebook

Se o seu público-alvo é bastante conectado, por que limitar a sua estratégia de vendas ao WhatsApp? Não faltam boas razões para você usar as redes sociais para alcançar resultados ainda melhores.

No mínimo, um perfil nos canais mais visitados pelo seu público serve para divulgar seu número de contato para vendas, mas é possível fazer mais. Use o Instagram para apresentar fotos dos produtos que vende, lembrando que essa é uma rede de grande apelo visual.Também vale construir uma fanpage no Facebook para postar novidades e interagir com a audiência, respondendo dúvidas e divulgando promoções, com criatividade e inteligência, você explora o melhor de cada plataforma e otimiza seu plano de vendas pelo WhatsApp.

9. Capture o número de WhatsApp com recompensa digital

Você lembra o que falamos no item 2 da nossa lista de dicas de vendas pelo WhatsApp? Sim, era sobre não enviar mensagens sem autorização.

Mas como, então, fazer a sua lista de potenciais clientes crescer? Uma excelente estratégia é a da recompensa digital. Ou seja, oferecer algo em troca do contato e início do relacionamento com o seu negócio.

Funciona assim: você cria um material atrativo, como um e-book, e condiciona o download dele ao registro do celular do usuário. Se for mesmo um conteúdo de interesse do seu público, ele vai aceitar a oferta.

E, assim que deixa o número de contato no seu formulário, se torna um lead e ingressa no seu funil de vendas. A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes, que estimulem o seu desejo de compra.

10. Crie uma campanha de vendas

Não tenha medo de vender, só saiba como fazer isso. À primeira vista, pode parecer uma dica estranha, mas vamos explicar.

Talvez pelo receio de ser invasivo, empreendedores do WhatsApp por vezes não se sentem à vontade para criar uma carta de vendas em versão resumida e repassá-la aos contatos. Entenda que, se você acertar na mensagem, adotando uma linguagem persuasiva, sua campanha de vendas tem tudo para ser bem recebida. Exalte os diferenciais que você oferece e conquiste o cliente deixando na sua mente a certeza de que você é a melhor opção para a sua necessidade de consumo.

11 – Utileze os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são uma técnica de convencimento do usuário, tocando em aspectos considerados chave para a sua tomada de decisão. Pode ser, por exemplo, o gatilho da escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe, ou o da urgência, que o induz a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única. Seja qual for a sua estratégia, o segredo é saber mexer com as emoções do cliente e tirá-lo da zona de conforto.

12. Aproveite o status do WhatsApp

Se você é usuário do Instagram ou Facebook, já deve ter visto o recurso Stories. Nada mais é do que uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição. O que muita gente ainda não sabe é que pode fazer algo bem parecido no WhatsApp. No caso do app, a funcionalidade se chama status, você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede. Assim, todo aquele que tiver o seu número na agenda poderá ver sua mensagem. Vale, por exemplo, para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.

13. Use um número profissional

Vamos direto ao ponto: não use o seu número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp, por mais que você tenha um número bastante conhecido, com vários contatos no aplicativo, ter um novo exclusivamente para o negócio é muito mais profissional. Isso sem falar que, dessa forma, você consegue determinar regras de contato com a sua empresa, como com relação ao horário, basta informar que aquele número só fica ativo em período comercial, por exemplo.

E já que ele serve para vender pelo WhatsApp, dá para informar que não é utilizado para receber ligações.

14. Crie um número direto do seu WhatsApp e divulgue em seu site e redes sociais

Já falamos rapidamente sobre esta dica no item 8, mas vale explorar melhor o assunto. Depois de garantir que você terá um número exclusivo para o negócio, trate de divulgá-lo para o maior número de pessoas possível. Uma forma prática de fazer isso é gerando um link que, ao ser clicado, remete o usuário para a página na qual adiciona o seu contato.

Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

Pronto, é só espalhar agora! E cá entre nós: aproveitar as redes sociais para isso é tarefa obrigatória.