Como administrar melhor o seu tempo?

Você já sentiu a sensação de que está faltando hora no seu dia? E quando se deu conta já se foi mais um mês, e que o final do ano já se aproxima?

Estamos vivendo em um ritmo cada vez mais acelerado, mas será que compensa ser tão produtivo fazendo múltiplas tarefas em um só dia, e não obter a excelência?  

Esse assunto é mais complexo do que parece, nessa correria da vida profissional acabamos deixando de lado a vida pessoal e consequentemente afeta a nossa saúde. Substituímos a alimentação saudável por algo mais rápido, ou as vezes pulamos refeições, não sobra tempo para atividades física, e a família acaba ficando segundo plano. Os projetos pessoais são deixados para depois para conseguir resolver as necessidades mais urgentes.

Dicas para administrar melhor nosso tempo

Ai quando resolvemos nos dar conta do que deixamos para trás, é impossível voltar ao tempo, por isso separamos algumas dicas para te auxiliar na administração do tempo, tornando produtivo e com excelência:

  • Use uma agenda: Organize o seu dia e limite um tempo para cada tipo de tarefa;
  • Classifique as tarefas: Divida em URGENTE: tudo aquilo que não pode ser adiado, ou que está com o prazo curto. IMPORTANTE: as tarefas que tem datas para serem entregues. CIRCUSTANCIAL: são todas as tarefas desnecessárias que não agregam em nada.
  • Planejamento: Tanto na vida pessoal quando profissional, qualquer projeto antes de iniciado é preciso ser planejado, e definir passo a passo, para não se perder no caminho.
  • Faça uma coisa de cada vez: Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode te atrapalhar, foque em uma tarefa e entregue tudo com qualidade.
  • Delegue tarefas: Muitas das demandas podem ser divididas com a equipe.
  • Fuja da rotina: Fazer todo dia a mesma coisa do mesmo jeito acaba tornando o processo robotizado, sendo assim acabamos nos desmotivando. Certas coisas não têm como sair do padrão, mas testar uma forma diferente, inovar deixa o trabalho mais produtivo.
  • Use a tecnologia a seu favor: hoje está mais comum usar aplicativos para fazer reuniões online, e essa é uma ferramenta que deve virar rotina, a praticidade e agilidade para resolver assuntos sem perder tempo.
  • Evite as redes sociais: muitas vezes é inevitável não ter que acessar, a maioria das empresas tem suas páginas e é preciso acompanhar e alimentar as redes, além de ser uma ferramenta de busca, porém procure não se distrair com outros assuntos, assim evitando desperdiçar tempo.
  • Tenha um Whatsapp profissional: ter um número apenas para contatos pessoais ajuda a evitar conversas paralelas em horário de trabalho e também evita trabalho no horário de lazer. Estipule um horário de atendimento.
  • Mantenha uma alimentação saudável: quando não nos alimentamos bem a produção cai, tenha o hábito de fazer pausas para se alimentar, procure comer frutas sem se esquecer da água também.


Essas são algumas técnicas que vão te auxiliar no gerenciamento do tempo, execute as tarefas mais simples de forma mais rápida para conseguir se dedicar mais tempo para aquelas mais complexas.

A organização e o planejamento são o maior segredo, administrando não só as suas tarefas diárias, como também aumentando a sua produtividade e melhorando os seus rendimentos. Ter uma boa gestão do tempo é necessária para ter uma vida mais produtiva e saudável, com isso, você terá mais tempo para descansar, ter momentos de lazer e ficar junto das pessoas que gosta e fazer tudo aquilo que ama.