Auditoria

As empresas buscam, para manter-se dentro das leis existentes, manter a segurança e a transparência em suas ações, e para isso nada melhor do que a auditoria empresarial.

Isso tudo garante a ela uma maior chance de sobrevivência no mercado e uma maior chance de rentabilizar, além de manter um bom relacionamento com todos, desde clientes até os acionistas.

Uma auditoria empresarial pode ser de diferentes tipos, como auditoria contábil, auditoria tributária e auditoria fiscal, por exemplo.

O objetivo aqui é, justamente, mostrar tudo o que você precisa saber sobre auditoria empresarial e como ela é importante para sua empresa.

Aqui você também verá como contar conosco, da Engaja, para prestar esse serviço para a sua empresa.

Vamos lá!

O que é auditoria empresarial?

A auditoria empresarial, em termos simples, trata-se da verificação sobre os procedimentos diversos de uma empresa, como contábeis e fiscais, de modo a obter informações específicas a respeito daquele tema.

Ela é utilizada com fins de, por meio dessas informações, deixar os sócios e acionistas informados sobre a situação da empresa, ou ainda com a finalidade de revisar operações contábeis, assegurando a resolução de problemas, como multas.

Além disso, por meio dessa auditoria empresarial é possível fazer uma checagem de todos os procedimentos internos de uma empresa para alcançar uma redução de custos.

Mas quais são os tipos de auditoria existentes? O que cada um deles tem como finalidade principal dentro de uma empresa? Acompanhe!

Tipos de auditoria empresarial

Como dito anteriormente, a auditoria empresarial possui diferentes tipos, o que facilita solicitar aquela que é necessária de forma mais específica.

Entre os tipos de auditoria podem ser citados:

  • Auditoria operacional: tem o objetivo de atuar diretamente sobre a equipe de administração, assessorando as funções que são desempenhadas e as responsabilidades dela. Com isso, a equipe pode seguir o planejamento feito para o trabalho de verdade
  • Auditoria contábil: esse tipo de auditoria empresarial foca em analisar o patrimônio da empresa, para saber se ele é bem administrado e se estão seguindo as diretrizes que foram estabelecidas para essa finalidade
  • Auditoria fiscal: trabalha junto com a auditoria contábil para garantir que todas as obrigações fiscais da empresa sejam cumpridas, como pagamento de impostos. Isso evita que a empresa possa vir a sofrer com crimes e infrações de ordem tributária
  • Auditoria interna: visa saber e avaliar a gestão da empresa, analisando os processos internos da organização, para assim identificar eventuais falhas que impedem a produtividade e o crescimento

Esses são os tipos principais de auditoria empresarial, entretanto, existem outros que podem ser citados, mas não são aplicados em todas as empresas, como a auditoria ambiental e de processos de TI.

Importância da auditoria empresarial

Muitos gestores, infelizmente, ainda não compreendem o tamanho da importância das auditorias em suas empresas, o que é um grande risco para eles e para as organizações.

Isso porque, talvez, muitos deles vejam a auditoria apenas como um serviço que serve para indicar erros que estão sendo cometidos na empresa, mas não é só isso.

Mesmo que fosse apontar os erros não são criticar a gestão, mas sim abrir os olhos dela para o que não está sendo feito e o que precisa ser melhorado para a empresa alcançar a alta performance.

Não importa qual seja o tipo de auditoria que a sua empresa irá contratar, os benefícios dela serão enormes para o negócio.

Assim, a importância da auditoria empresarial está:

  • Trazer maior transparência para os trâmites internos;
  • Criar controles e relatórios internos eficazes;
  • Ajuda a identificar e eliminar as falhas da empresa e os pontos fracos existentes;
  • Otimizar os pontos críticos da empresa;
  • Implementar boas práticas na empresa, que a levarão ao sucesso;
  • Ajuda a impedir e a descobrir potenciais fraudes contábeis (ou mesmo fiscais);
  • Ajuda a reduzir custos desnecessários;
  • Aumenta a produtividade da empresa e, consequentemente, o balanço positivo do caixa (com aumento do lucro);
  • Aumenta a qualidade das informações que serão entregues ao Fisco (Receita Federal);
  • Ajuda a empresa a sobreviver, criando uma base sólida para que ela se torne competitiva no mercado.

Auditoria empresarial é com a Engaja

A sua empresa está precisando de uma auditoria? Então nós, da Engaja, podemos lhe ajudar!

A nossa empresa, Engaja Desenvolvimento Humano e Organizacional, localizada em São João da Boa Vista, também presta serviços de auditoria também em Minas Gerais e em São Paulo.

Somos uma empresa de auditoria empresarial que presta serviços de diversos tipos, como: auditoria fiscal, auditoria contábil e auditoria administrativa.

Nós contamos com auditores capacitados e preparados, para ajudar a sua empresa a alcançar a alta performance.

Sendo assim, para contar com um serviço de auditoria empresarial de qualidade, não deixe de nos contatar!